terça-feira, 23 de março de 2010

Rococó


Vou falar um pouco sobre um estilo que me fascina pela ornamentação e delicadeza e que está constantemente presente em referências de desfiles de alta costura e pret-à-porter: o Rococó. Muitos filmes como Ligações Perigosas, Maria Antonieta e a Duquesa representam bem esse período, sua linda e trabalhada indumentária e o espírito da época. 
O séc.XVIII foi marcado pela ornamentação do estilo rococó, um estilo que abusa de ornamentos, flores e recusa a visão trágica da postura romântica do século anterior. Caracteriza-se pela leveza e delicadeza, cores luminosas e claras.O rococó é o culto a beleza, ao exagero, a elegância. Esse movimento teve início na França, com o reinado de Luís XV e espalhou-se por toda a Europa. Homens e mulheres usavam perucas, cabelos empoados, peles cor de porcelana, na meias de seda, sedas e brocados com grandes motivos florais. O vermelho era usado nas bochechas e lábios femininos.
O cabelo masculino era preso atrás da cabeça por uma fita de seda , as roupas eram compostas por casaco de couro, camisas com jabot,  colete longo, barras bordadas, meia-calça e culotes.
As damas usavam sapatos de salto alto, Os componentes básicos da indumentária feminina eram corpete decotados em forma de quadrado, saias e paniers que faziam uma dama ocupar sozinha um banco de jardim, e por isso eram usados apenas em ocasiões formais, pois seria difícil caminhar fora dos salões com saias tão longa e sapatos de cetim tão altos. As saias eram eventualmente abertas na parte dianteira, deixando entrever as anáguas, ricamente decoradas. O corpete podia também ser aberto, mostrando uma peça de tecido bordada, com laços e rendas. As mangas chegavam até o cotovelo, muitas vezes arrematadas com enfeites como babados e laços.As perucas chegavam a ter 90 cm de altura, os chapéus também eram largamente usados, adornados com lindas penas, laços.



Deixo com vocês o que vejo como uma visão moderna do Rococó, com pérolas, penas lindas e rendas.





Cena inicial do filme Ligações Perigosas onde eles mostram a trabalhada indumentária masculina e feminina
ImageHost.org

3 comentários:

. disse...

Rocócó + Maria Antonieta = perfect!

moça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
moça disse...

nesse tempo que deve ter surgido o famoso metrossexual, puts, haja paciência viu!
eu que num dava pra ter nascido nesse tempo, tão bom se vestir a vontade!

No entando, acho lindas as coisas que aproveitaram desse tempo pra moda atual, esse quadro com esse sapato, essas pérolas, a saia, as luvas, o batom, esse conjuntinho rosa (acho que era pra banho ou então é algo de mesa mesmo) então, muuuuito fofo!
adorei conhecer esse estilo!
;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails